Catarata

O que é catarata?


A visão depende da luz, que chega em forma de raios luminosos à retina, depois de atravessar diversas estruturas do olho, entre elas o Cristalino.

A Catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz sobre a retina.

Quando o cristalino se torna opaco, a luz não chega à retina de maneira adequada, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar reduzindo muito a visão do paciente.

Quais as causas da catarata?


A idade é o principal fator de risco, pois a doença surge com mais frequência em pessoas da terceira idade.

Embora ainda seja assunto para discussão, estudos científicos apontam os seguintes fatores de risco para o desenvolvimento de catarata:

Quais os sintomas da catarata?


Uma das principais queixas é quando a visão fica borrada para ler, costurar e realizar as demais atividades do dia-a-dia. Também causa percepção alterada das cores, distorção de cantos retos, piora da visão em dias de muito sol e dificuldade em dirigir à noite.

Quando ocorre o aparecimento de catarata em apenas um dos olhos, é comum a pessoa sentir dificuldades somente quando a doença está num estágio mais avançado.

Diagnóstico da Catarata


Um exame detalhado e cuidadoso do seu médico poderá detectar e indicar o melhor tratamento para cada tipo de catarata.

Além da consulta médica, os exames mais importantes são:


Tipos de Catarata


A catarata pode ser divida em quatro tipos:


Catarata Senil

É o tipo mais comum e é relacionado a idade.

Ocorre ao longo do tempo com o envelhecimento do cristalino, causando a perda da transparência e impedindo o paciente de exercer suas atividades normais.

A catarata senil é dividida em três subtipos:


Catarata Traumática

Cataratas traumáticas são causadas devido a algum trauma sofrido por lesões penetrantes no olho, contusões, radiações ou descargas elétricas.


Catarata Secundária

A Catarata secundária pode decorrer de doenças oculares inflamatórias como uveíte, glaucoma agudo, alta miopia, distrofia hereditária de fundo de olho e o uso de medicamentos contendo esteróides.


Catarata Congênita

A Catarata congênita pode estar presente logo no nascimento do bebê ou se formar no primeiro ano de vida. Esse tipo de catarata pode se desenvolver por mutações genéticas, anormalidades cromossômicas, ou em casos de infecções durante a gravidez e abuso de álcool ou drogas. Nem sempre apresenta sintomas, podendo ser removida apenas se interferir na visão do bebê.

Tratamento


O único tratamento é cirúrgico. Não existem colírios, remédios ou exercícios que eliminem a catarata. As cirurgias são:

A técnica cirúrgica mais moderna e mais utilizada é a Facoemulsificação, ou simplesmente chamada de “faco”, que utiliza ultrassom para dissolver e retirar a catarata de dentro do olho.

Após a retirada da catarata, é feito o implante de um cristalino artificial (lente intraocular), que irá desempenhar a mesma função da lente natural.

Dr. Vinícius Albuquerque - Oftalmologista em São Luís

CRM-MA 6813 | RQE 4064

Entre em contato: (98)97019-6960

LinkInstagram